Dia da Consciência Negra e a força do voluntariado

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um momento para refletir sobre a luta e as contribuições do povo negro no Brasil, destacando a importância da igualdade racial e da valorização cultural. De acordo com dados mais recentes (Censo 2022) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra, composta por pretos e pardos, é de 55,4%. 

Apesar da maioria demográfica, essa parcela da população ainda enfrenta desigualdades profundas: taxas de desemprego mais altas, menor rendimento médio e menor presença em cargos de liderança, por exemplo. Nesse cenário, o  voluntariado pode ser uma potente ferramenta para dar visibilidade ao tema e construir um país mais justo e humano.

Agora me diz, você se recorda do que estava fazendo em 20 de novembro de 2023? Essa data marca uma mudança significativa para o Dia da Consciência Negra, que  deixou de ser um feriado estadual opcional para se tornar um feriado nacional, conforme estabelecido pela Lei 14.759/23. Neste segundo ano de celebração nacional, convidamos você a pensar em como podemos transformar essa data em um marco ainda mais importante. Afinal, ‘’Celebrar a consciência negra é lembrar quem somos e de onde viemos, respeitando e promovendo a diversidade e a valorização de todos os brasileiros e brasileiras” - Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial

A força do voluntariado

O voluntariado não é apenas uma maneira de ajudar sem ver a quem, é um caminho para a valorização cultural e resistência que atravessa gerações. A luta contra o preconceito envolve solidariedade e respeito. 

Quando falamos sobre abrir horizontes e oferecer oportunidades temos vários exemplos de sucesso: Isaquias Queiroz, Rebeca Andrade e Rafaela Silva foram jovens ajudados a ser quem são através de programas sociais, por voluntários, que contribuíram para que se tornassem campeões do mundo e na vida.

Precisamos de pessoas que entendam e valorizem a história do povo afro-brasileiro, um povo que lutou e luta até hoje. Unir solidariedade, cidadania e ação é um passo importante para que o Dia da Consciência Negra não seja só mais um momento de lembrança, mas um catalisador de transformação.

Crie iniciativas que incluam conversas sobre visão de mundo, convide personalidades negras e cases de sucesso para compartilhar sobre a sua trajetória e propague a cultura afro-brasileira! 

No Dia da Consciência Negra, refletir sobre quem somos enquanto sociedade significa também verificar como cada pessoa ou organização pode atuar para que o Brasil avance em direção a uma convivência mais justa e igualitária.